quarta-feira, 2 de maio de 2012

Revisão de Geografia 2º Semestre


          A escolha do meridiano de Greenwich para definir os horários no mundo revela que as decisões e o planejamento das ações sobre o espaço geográfico sofrem pressões e influências das relações políticas e econômicas internacionais.

         Com o desenvolvimento das ferrovias e do telégrafo, principalmente, a partir de 1850 surge a necessidade de padronização dos horários nas diferentes localidades do planeta.

         Dom Pedro I definiu os horários locais do Brasil pelo Observatório do Rio de Janeiro.

Com o ritmo de vida da sociedade contemporânea cada vez mais frenética, muitas doenças estão surgindo como o Jet Lag, também conhecido por doença do fuso horário, que é a perda de ritmo e concentração ao se passar por fusos horários diferentes em pouco tempo.

         A padronização dos horários no mundo é tão importante principalmente na atual fase da globalização porque AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS RELACIONADAS À GLOBALIZAÇÃO, FAZEM COM QUE OS SEUS DIFERENTES ESPAÇOS AGRÍCOLAS, EXTRATIVOS, INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS SEJAM INSERIDOS EM CADEIAS PRODUTIVAS, MARCADAS POR UM CONJUNTO DE RELAÇÕES ESPACIALMENTE DISTANTES, DESSA FORMA, SE FAZ NECESSÁRIO UMA ADAPTAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DOS HORÁRIOS NO MUNDO.

         O uso da expressão 'horário de Brasília' justifica que O TERRITÓRIO BRASILEIRO POSSUI, ATUALMENTE, TRÊS FUSOS HORÁRIOS, SENDO NECESSÁRIO INFORMAR QUE O HORÁRIO DE INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO É O DO FUSO HORÁRIO DE BRASÍLIA, QUE É O OFICIAL DO PAÍS.

        Conceito de fuso horário: É O ESPAÇO DE 15º QUE A TERRA PERCORRE EM CADA HORA DO SEU MOVIMENTO DE ROTAÇÃO.

         Podemos concluir que, até os anos 1970, a distribuição da rede Cindacta ficou concentrada nas regiões Sul e Sudeste, ampliando-se para outras regiões a partir dos anos de 1980. Em 2005, ela ainda estava sendo estruturado na Região Norte.
         Caso Globalização caia de novo na prova, foi colocada essa parte da matéria anterior.  
                 O que é Globalização - Definição
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

             Origens da Globalização e suas Características
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
              
            Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
   
              Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial.

            Investimentos, pagamentos e transferências bancárias, podem ser feitos em questões de segundos através da Internet ou de telefone celular.

            Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
                 Blocos Econômicos e Globalização
Dentro deste processo econômico, muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, cujo objetivo principal é aumentar as relações comerciais entre os membros. Neste contexto, surgiram a União Europeia, o MERCOSUL, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
               Internet, Aldeia Global e a Língua Inglesa.
Como dissemos, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as ideias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.
        Fuso Horário é o espaço de 150 que a Terra percorre em cada hora do seu movimento de rotação.
       
      Quando você for fazer aqueles problemas de fuso horário na prova, lembre-se de que , quando a direção do fuso for para leste, você deve somar +1 a cada fuso, mas se for para oeste, você deve subtrair -1 a cada fuso. Para descobrir a diferença de horário entre os fusos, você deve dividir o fuso por 15 , por exemplo:
60ºO e 30ºL 
Você dividi 60:15=4 e 30:15=2
Como são de direções diferentes (leste e oeste) você soma os dois resultados:
4+2=6       E essa é a diferença de hora (de fuso), pois cada fuso tem 15º.
Mas quando for da mesma direção cada fuso , você faz assim :
120ºL e 75ºL
120:15=8 e 75:15=5
Como são da mesma direção (leste e leste), você subtrai um pelo outro:
8-5=3
a diferença é de 3 fusos.
A professora, na prova, provavelmente, vai pedir o 'tempo universal' (Antiga hora média de greenwich), se ela perguntar algo sobre isso, ela vai dar a hora do tempo universal, e vai pedir para descobrirmos a hora das letras 'a' e 'b' ... ela vai dar um mapa, apontando onde estão as letras, e para concluir, O TEMPO UNIVERSAL É O ZERO QUE ESTÁ NO MAPA, E VOCÊS IRÃO SOMAR OU DIMINUIR DE ACORDO COM A HORA QUE FOR O TEMPO UNIVERSAL! Não é certo que vá cair ! mas acho que vai!
De Rayana
    Com uma pequena ajudinha do blog da professora Márcia Meyer, o blog http://geografia-marciameyer.blogspot.com.br/, as teclas ‘ctrl c’ e as teclas ‘ctrl v’.  
Obrigada e bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário