terça-feira, 13 de março de 2012

Revisão de História


                                                   A divisão da sociedade


    A sociedade de ordens se baseava num princípio de desigualdade e refletia uma hierarquia em que era rara a possibilidade de mudança de um grupo social para outro.
   Era uma sociedade de ordens e hierarquia. O clero e a nobreza eram as ordens privilegiadas ( estavam isentos e impostos, recebiam rendas, tinham tribunal próprio). O povo estava sujeito a pesados impostos e outras obrigações para com as demais ordens.


                                                     As revoltas populares


   Apesar se ter durado apenas algumas semanas, a Jacquerie, ocorrida em 1357, foi de grande brutalidade, tanto por parte dos camponeses quanto dos nobres 
   Assim, como em outras revoltas da época, o motivo principal estava na resistência aos impostos.
   Os jacques são massacrados em Meaux, 9 de junho de 1357, revoltas urbanas, das muitas ocorridas na Europa durante o século XV.
   No caso da Jacquerie, a revolta foi duramente reprimida, sem que, nada mudasse favoravelmente na situação dos camponeses.
    Há exemplos que trouxeram benefícios, como a drástica diminuição do número de servos na Inglaterra em decorrência da revolta de 1381. Revolta camponesa em prol do fim da servidão, melhores condições de vida no campo e contra o pagamento do imposto para financiar campanhas militares.
   Mesmo tendo sido vencedores, os nobres ficaram em receio de novas revoltas, deixaram de exigir a corveia e passaram a facilitar a libertação dos servos, mediante uma indenização.
   Nos séculos XIII a XV, grandes centros artesanais da época, foram palcos de conflitos não apenas contra os impostos. Nessa época, as corporações de artesãos-também chamadas''corporações de ofício''estavam ganhando importância, entrando em disputa com os nobres pelo poder na administração das comunidades locais.
   A falta de organização durante o desenrolar das revoltas e a falta de clareza quanto aos objetivos políticos foram fatores que contribuíram para o insucesso de maioria das revoltas. 


                                             Feudo 


   Feudo, um determinado bem concedido por alguém em troca de prestação de serviços. Na maior parte dos casos, o feudo era constituído por uma terra de extensão muito variável, podendo compreender vastos territórios ou limitar-se a uma pequena propriedade.
   O beneficiado pela concessão, daí em diante, tornava-se vassalo de quem concedeu o bem, devendo prestar-lhe ajuda militar quando necessário. 
   
                                                          Idade Média


Essa expressão surgiu aliada à tendência de dividir a História em dois grandes períodos: a Antiguidade e os Tempos Modernos, valorizando o estudo da Grécia e Roma e do Período Contemporâneo. A História medieval seria, portanto, o intervalo de ignorância ( também chamado de Idade das Trevas ) entre a Antiguidade clássica e o movimento do Renascimento, no final do século XV e início do XVI.
   No século XIX, os alemães começaram a estudar a Idade Média.
   Muitos historiadores adotam essa divisão para orientar seus estudos e ensinamentos sobre a História e dividem o período em Alta Idade Média ( séc. IV a X ), quando o poder da Igreja Católica e o Império Carolíngio se fortaleceram, e Baixa Idade Média ( séc. X a XV ), quando ideias e práticas foram surgindo, alterando a configuração das instituições feudais e levando a novas formas de organização das sociedades europeias.  
               ESTUDE O MAPA DA PÁGINA 18 DO LIVRO DE HISTÓRIA.


                                                        Vida de camponês
          O trabalho era feito no nascer ao por-do-sol, o descanso acontecia em pequenas cabanas, onde dormiam todas as pessoas , com seus animais, caso a família fosse rica o suficiente para telas
         A maioria dos camponêses dependia do senhor feudal. Os poucos camponêses livres podiam se tornar artesões, como moleiros ou ferreiros. Todos deviam prestar serviços e pagar impostos ao senhor, chamado de corveia .
         A vida dos servos dependiam do senhor feudal, eles não podiam se mudar nem se casar sem a permição dele. conjuntamente.
          A alimentação era conposta de pão e legumes, ás vezes enriquecida com algum ovo queijo ou carne. A  maior parte da população enfraquecia com a má alimentação, e era mais fácil se contaminar com a falta de higiene.
                        As relacões de suserania e vassalagem
           Homens e vilões, também trabalhavam nas terras do senhor, pagando-lhe corveia.
           Além do aspecto econômico, havia também práticas políticas e simbólicas, em que se estabeleciam relações de fidelidade entre os nobres e o rei, conhecidas como acordos de suserania e vassalagem.
           A principal obrigação do vassalo era prestar servisso ao seu suserano, sempre que nessessário disponibilizava suas tropas. Vassalo poderia se tornar suserano de outros nobres.
                                                                   A Igreja
          No final do século V, a  igreja Católica que ja havia se expandido com o Império Romano, estava ameaçada pelos povos germânicos e não cristãos que avançavam cada vez mais para o Império.
          Rei dos francos, e cerca de 3000 de seus guerreiros, possibilitou a igreja Católica se tornar a instituição mais poderosa da Europa, entre os séculos VI e XVI.
          A Igreja era a maior detentora de terras da época. Seus cofres estavam cheios, devido ao pagamento de dízimos e taxas e a doaçãoes da nobreza.
                                                            Arte e Religião
           Haviam portais e colunas escupidos com cenas bíblicas, cuja disposição das imagens revela a visão do mundo das pessoas da época.
            Exemplos da força da religião podem ser vistos  na imponência das catedrais góticas de século XIII a XV, cuja altura faz com que as pessoas sesintam minúsculas em seu interior e inebriadas pela combiação de cores que penetram atrávez de numerosos vitrais.
                                                               Estude bastante... não apenas pelo blog....
                                                                                      De Rayana e Cristine....
                   Não se esqueça que terá mais postagem da revisão de história,  aguarde.... 
                                                           As pags 45 , 46 , 47 e 48 não foram resumidas....
                                                                     Estude-as pelo livro....
                              BOA SORTE ..... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário