quinta-feira, 8 de março de 2012

Revisão de ciências


                                               Caracteristicas dos seres vivos
   
*Autonomia:
          Autonomia é quando o animal  pode fazer oque ele quer, dentro dos limites impostos pela natureza.

*Nutrição e metabolismo
   Para um organismo ser considerado vivo, ele tem que realizar tarefas, como movimentar-se e reproduzir-se, e para isso, é preciso que ele se alimente bem para gerar energia.
   
*Reprodução:
          A vida depende da reprodução, portanto um ser vivo deve ser capaz de se multiplicar. Se não houvesse a reprodução, a vida desapareceria.
 
*Informação genética:
         Nos seres vivos em geral, ele se encontra no interior das células, na forma de um ácido (DNA), e é aí que está armazenada a informação genética. Em conjunto com as proteínas, o DNA configura todo sistema e garante seu funcionamento. O código genético é passado de geração em geração através da reproduçãl

   *Crescimento, desenvolvimento e evolução
         Os animais se manifestam e se reproduzem no ambiente em que se sentem melhor. Em condições apropriadas, os indivíduos crescem e se reproduzem, em sintonia com o meio ambiente em que se encontram. Assim a vida também se desenvolve, e as espécies ao longo da história evoluem.

   *Complexidade e organização
         Os componentes de um organismo coperam entre si, para que o organismo funcione como uma unidade coerente. Da mesma forma, todos os componentes de uma célula trabalham em sintonia.     

                                      SERES PROCARIONTES E SERES
                                                     EUCARIONTES
        Dependendo do tipo da estrutura celular que apresentam os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes.
        Os procariontes são unicélulares e tem a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado. Na célula procarionteca o material genetico não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear. São representados pelas ciano bactérias.
       A estrutura celular o eucarionte é mais complexa. A celula eucariontica apresenta núcleo, o material genetico está separado do citoplasma por uma membrana nuclear(carioteca) e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Alguns seres vivos como protozoarios, fungos, animais e plantas são eucariontes.


                            SERES HETEROTRÓFICOS E AUTOTRÓFICOS
      Os autotróficos são capazes de sintetizar seu proprio elemento, exemplo: plantas
      Os heterotróficos não tem esta capacidade, eles retiram o alimento, ja existente do meio em que vivem, exemplo : animais

                                                             Os Vírus
    Os vírus se penetram em uma célula. Provocam mal estar, doenças e as vezes até morte. Invadem as células, assumindo o controle do corpo. São capazes de se desenvolverem e de se reproduzirem através de uma célula. Aproveitam a falta de imunidade para penetrarem no corpo. Vacinas, remédios.. Filtram e separam a célula infectada dos vírus.
    Os vírus só se reproduzem se , onde estiverem, possuir alguma célula.


                                          A polêmica dos vírus
    Até uma certa época, todos os seres vivos tinham células, até que apareceu o vírus, que não possuia células, e isso causou duvidas entre os cientistas se ele era realmente um ser vivo ou não.


Por Sofia, Katharyne e Rayana...


Páginas do livro 10 até 24 !

Nenhum comentário:

Postar um comentário